Câmara de São Miguel do Gostoso

FRANCISCA GOMES PINHEIRO

Vereadora | Filiação: PSDB

Contatos

LEGISLATURAS: 2021 À 2024

Biografia

Nome completo: Francisca Gomes Pinheiro
Data de Nascmento: 10 de Fevereiro de 1956
Naturalidade: Touros, Rio Grande do Norte


Francisca Gomes Pinhero, mais conhecida como Nenê de Lala é natural de Touros. Filha de Francisco Gomes da Silva (conhecido como Chico Graciano) e Amara Cardoso de Castro (ou Lala). Casada, mãe de 6 filhos, 3 já falecidos e 3 vivos: Clésia Amara (conhecida como Keké), Clerio Genomar (conhecido por Novo) e Débora Fernanda (conhecida como Débinha).

De origem simples, é filha de pescador e de dona de casa, trabalhou como ASG na Fundação Nacional de Saúde, como marisqueira, agricultora e empregada doméstica. Teve como profissão gerente de Posto de Gasolina em Manaus no Amazonas.

Estudou na Escola Estadual de São Miguel do Gostoso (Estadinho), na escola Estadual em Cajueiro e na Escola Estadual Godofredo Castro em Caiçara do Norte.

É formada em Pedagogia pela UFRN e Auxiliar de Enfermagem. Trabalhou como professora e coordenadora do mobral em Touros, tendo realizado excelentes serviços para a educação. Prestou serviço como professora do Colégio Junqueira Aires e do Colégio Tabelião Julio Maria, diretora vice-presidente do Grupo de Escoteiros Gaspar de Lemos também em Touros.

Em Areia Branca foi Professora da Escola Estadual Professora Antônia Girlande e vice-diretora da Escola Municipal Geralda Cruz.

Em São Paulo, na baixada santista teve atuação como inspetora escolar no bairro Vicente de Carvalho.

Desepenhou a funcão ds coordenadora da Secretaria de Educação e diretora da Escola Municipal Coronel Zuza Torres de São Miguel do Gostoso e do Estadinho.

Atuou como Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Meio Ambiente. Coordenadora da Limpeza Urbana. Vice-presidente da Associação dos Pescadores, presidente do Clube de Mães, presidente do Conselho de Segurança. E atualmente é presidente hoje do Conselho de Cultura.

Amante da poesia e da cultura local, escreveu o cordel “São Miguel do Gostoso em Poesias”.

Está em seu quarto mandato como vereadora, tendo sido presidente da Câmara entre 2014 e 2016. Arualmente preside a Comissão de Constituição, Redação e Justiça.

Ao longo de sua carreira política, Nenê de Lala tem se destacado por sua postura combativa em relação às desigualdades sociais e à falta de oportunidades para as camadas mais vulneráveis da sociedade. Ela tem se dedicado a projetos e iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida da população de São Miguel do Gostoso, especialmente nas áreas da saúde, segurança, educação e assistência social.

Nenê de Lala é uma liderança respeitada em sua comunidade e tem conquistado o reconhecimento da população pela sua atuação comprometida e dedicada em prol do bem-estar de todos. Sua trajetória política é marcada pela defesa dos princípios da igualdade, da justiça social e da democracia.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
X